Este blog foi criado com intuito de incentivar os estudantes para pesquisar e apresentar seus trabalhos.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
terça-feira, 16 de novembro de 2010
G-20 e Vulcões
na primeira fileira, 7ª pessoa da esquerda para a direita.
G20 ou grupo dos 20 é um grupo que é constituido por ministros e presidentes de bancos centrais dos 19 paises mais desenvolvidos do mundo. Serve mais como uma reuniao para debate da posição economica de cada pais internacionalmente.
Entre muitos os principais objetivos para a formação do Grupo dos 20 é favorecer as negociações internacionais ligadas ao comercio para facilitar as exportações entre um pais e outro, debater cada qual com o grupo os problemas do pais para que haja uma discussao e procura da melhor solução para que todos os paises cresçam de maneira sustentavel, discussao também sobre a area de trabalho incluindo tópicos de disponibilidade de vagas de empregos e é claro debater sobre a hipotese de cada pais poder comercializar com todos os outros do globo, favorecendo assim aos outros e a si mesmos.
Dos países que formam o Grupo dos 20, podemos citar: África do Sul- Alemanha- Arábia Saudita- Argentina- Austrália- Brasil- Canadá- China- Coreia do Sul- Estados Unidos- França
- Índia- Indonésia- Itália- Japão- México- Reino Unido- Rússia- Turquia e Países membros da União Européia.
Os vulcões existem espalhados por diversas partes do mundo, e graças a Deus alguns adormecidos. Quandos esses enormes montes de terra entram em erupição, causam medo, terror e mortes por onde passam. A população que moram em volta do vulcao correm sempre grande perigo por queé muito dificil ter uma previsao correta de quando é que o vulcao vai entrar em erupção.
Os vulcões sao montes criados quando o magma, os gases e as particulas quentes escapam para a superficie terrestre, ai começa a erupção. Sao ejectadas altas quantidades de poeira e gases (alguns tóxicos) na atmosfera. Sao responsaveis por alguns casos de poluição natural.
G20
Postagem: Luana Corrêa.
sábado, 6 de novembro de 2010
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
New York ou New York City; no Brasil a forma Nova York também é de uso comum, é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da área metropolitana de Nova York, que está entre as áreas urbanas mais populosas do mundo. Considerada uma cidade global alfa, Nova Iorque exerce uma poderosa influência sobre o comércio mundial, finanças, cultura, moda e entretenimento. A cidade sedia a Organização das Nações Unidas e também é um importante centro de negócios internacionais. A cidade é muitas vezes referida como New York City, para diferenciá-la do estado de Nova York, do qual faz parte.
Localizada em um grande porto natural na costa atlântica do Nordeste dos Estados Unidos, a cidade é composta por cinco distritos: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. Com uma população estimada em 2009 em mais de 8,3 milhões de pessoas e com uma área territorial de 790 km², Nova Iorque é a grande cidade mais densamente povoada dos Estados Unidos. A população da região metropolitana de Nova York é também a maior do país, estimada em mais de 19 milhões de pessoas em 17 400 km². Além disso, a Área Estatística Combinada contendo a Grande Nova York possui mais de 22 milhões de habitantes em 2009, segundo estimativas do Censo, sendo também a maior nos Estados Unidos.
Nova York foi fundada como um posto de troca comercial pelos Holandeses em 1624. O local foi chamado de Nova Amsterdã até 1664, quando a colônia ficou sob controle Inglês. Nova York foi a capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790, sendo a maior cidade do país desde então.
Muitos distritos e pontos turísticos da cidade tornaram-se conhecidos mundialmente. A Estátua da Liberdade recebeu milhões de imigrantes que vieram para o país no final do século XIX e início do século XX. Times Square, iconizado como "A Encruzilhada do Mundo", é o centro iluminado da zona dos teatros da Broadway, um dos mais movimentados cruzamentos de pedestres do mundo, e um importante centro da indústria de entretenimento. Wall Street, em Manhattan, é um dominante centro financeiro global desde a Segunda Guerra Mundial e é o lar da Bolsa de Valores de Nova York. O bairro Chinatown, em Manhattan, atrai multidões de turistas para suas calçadas movimentadas e estabelecimentos de varejo. Escolas de classe mundial e universidades, como a Universidade Columbia e a Universidade de Nova Iorque também residem na cidade. Nova Iorque também é o lar de alguns dos arranha-céus mais altos do mundo, incluindo o Empire State Building e as extintas torres gêmeas do World Trade Center.
A cidade é o berço de muitos movimentos culturais, incluindo o Renascimento de Harlem na literatura e nas artes visuais; o expressionismo abstrato na pintura; o hip hop; o punk, a salsa, disco e Tin Pan Alley na música.
Nova York é notável entre as cidades estadunidenses em sua elevada utilização de transporte de massa, cuja maioria funciona 24 horas por dia, e pela densidade populacional e diversidade de seus habitantes. Em 2005, cerca de 170 idiomas eram falados na cidade e 36% de sua população tinha nascido fora dos Estados Unidos. A cidade é muitas vezes referida como "a cidade que nunca dorme", enquanto outros apelidos incluem "Capital do Mundo", "Gotham" e "Big Apple".
fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Iorque
por Angelo Guilherme e Gabriela Tramm
O istmo mais famoso é sem dúvida o istmo através do qual passa o Canal do Panamá e que conecta a América do Norte à América do Sul.As Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores são parte das Antilhas que, em conjunto com as Grandes Antilhas, as Bahamas, as ilhas Caymans e as ilhas Turks e Caicos, formam as Índias Ocidentais. São uma longa cadeia de ilhas dispostas ao longo da extremidade oriental do mar das Caraíbas, separando este mar do oceano Atlântico, começando a leste da ilha de Porto Rico, a norte e terminando ao largo da Venezuela, a sul.
ANTILHASAs Pequenas Antilhas são os picos de um arco de 18 vulcões com 700 km de extensão, que se encontram sobre a zona de subducção entre as placas tectónicas do Caribe e da América do Sul.
As Pequenas Antilhas são (em geral de norte para sul)INSULARv.t. Ilhar; tornar semelhante a uma ilha.
Isolar: quase não saía mais do quarto, insulado na sua solidão.
Física. Pôr um corpo em condições de não permitir a passagem de sua eletricidade a outro.
V.pr. Isolar-se, afastar-se da sociedade.LIMITROFEadj. Cujos limites são contíguos; fronteiriço: terrenos limítrofes; o Brasil e a Argentina são limítrofes.
Crescimento das megalópoles
O êxodo rural, junto a outros fenômenos sociais, tem expandido as cidades do mundo inteiro em um ritmo cada vez mais veloz. Para se ter uma idéia dessa velocidade, em 1985, havia, no mundo inteiro, apenas nove megacidades, contra vinte e cinco em 2005.
Essa tendência mundial nunca esteve tão forte, e também representa um grande problema e social ecológico, uma vez que se multiplicam as dimensões e a quantidade de favelas, e o crescimento das cidades comumente avança sobre o meio natural, destruindo-o.
Até as últimas décadas, o fenômeno das megalópoles e das megacidades estava restrito aos países desenvolvidos, especialmente na Europa e na América do Norte. Recentemente, cidades de países emergentes têm crescido de forma anormal, constituindo imensas e caóticas aglomerações urbanas, chegando às vezes, ao status de megalópole. Essas cidades localizam-se sobretudo na Ásia, embora existam exemplos na África, América Central e América do Sul.
Bruna Borges
Curitiba
Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizada a 945 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. Em 2007, segundo a revista norte-americana Reader's Digest, era a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil. É a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1 851 215 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3 172 357 habitantes sobre uma área de 15 447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil.
Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italiano, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje. A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia. Hoje, a cidade tem um senso de vida cosmopolita, é considerada a capital com melhor qualidade de vida do Brasil, com um polo industrial diversificado que lhe dá o posto de quinta maior economia do Brasil, sendo considerada umas das cinco melhores cidades para se investir na América Latina.
Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais,. O Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008, criado com a intenção de avaliar e comparar o desempenho das cidades em diferentes funções que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro, indicou Curitiba na 49ª colocação entre as cidades com maior influência global. Curitiba também foi citada em uma recente pesquisa publicada pela revista Forbes, como a 3º cidade mais "esperta" do mundo, que considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico.
Porto alegre
As origens de Porto Alegre datam do período do Brasil Colônia, mais precisamente nas primeiras décadas do século XVIII. O primeiro nome dado à atual Porto Alegre foi o de Porto de Viamão. Como ainda não existia um centro urbano, os estancieiros da região aproveitavam o Guaíba como meio de comunicação com Rio Grande e Rio Pardo. A região, na época conhecida como campos de Viamão, era um distrito de Laguna, em Santa Catarina. O porto, assim, era conhecido como Porto de Viamão.
Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Com uma área de 476,3 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba, distando 2.027 quilômetros de Brasília, a capital nacional.
A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais portugueses açorianos, na primeira metade do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também contingentes menores de espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Desenvoleu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhões de habitantes. A cidade enfrenta muitos desafios, comuns a outras grandes metrópoles, entre eles a grande população ainda vivendo em condições de pobreza e sub-habitação, um alto custo de vida, deficiências sérias no tratamento de esgotos, muita poluição e degradação de ecossistemas originais, índices de crime altos (embora indicando uma tendência de queda) e crescentes problemas de trânsito.
Ottávio Silva
Fonte: wikipédia /acessado em:15/09/2010
Antilhas: conjunto de ilhas aglomeradas em um só lugar.
Insular: lugar independente composto por somente uma ilha ou grupo de ilhas que não contém fronteira com a terra.
Limítrofe: é algo ou alguém que esteja no limite da fronteira.
Estambul
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Vamos participar?
De 18/10/2010 a 24/10/2010
Local: Brasília (DF)
Email: concursobiodiversidade@fiocruz.br
Website: www.museudavida.fiocruz.br/concursobiodiversidade
Este ano é o Ano Internacional da Biodiversidade, e o tema tem tudo a ver com o Brasil. Afinal, é um dos países com maior diversidade biológica no mundo! Com outros 16 países, reúne 70% das espécies animais e vegetais do planeta.
Ao longo de 2010, muitas comemorações estão sendo preparadas no mundo e você não pode ficar de fora. Por isso, o Museu da Vida, o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica/RS e o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com Globinho e Megazine, lançam um concurso sobre a biodiversidade brasileira.
Os participantes serão divididos em duas categorias. A primeira, chamada “Animais e plantas na ponta do lápis!”, é voltada a artistas de 7 a 12 anos e, nela, cada interessado poderá concorrer com um desenho sobre a biodiversidade. Na segunda categoria, “A biodiversidade por trás da câmera!”, jovens de 13 a 17 anos poderão enviar até três fotografias sobre o tema.
A promoção faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 18 a 24 de outubro, e tem como tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável”. Os trabalhos podem ser enviados até 1 de setembro (vale a data de postagem nos correios).
O primeiro lugar de cada uma das categorias ganhará uma viagem, com direito a um acompanhante adulto, para conhecer espaços de ciência no Brasil. O vencedor poderá escolher uma opção entre as alternativas oferecidas: 1) Museu da Vida e Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro 2) Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e Planetário da UFRGS, em Porto Alegre; 3) Museu Paraense Emilio Goeldi, em Belém; 4) Estação Ciência e Instituto Butantan, em São Paulo. O segundo lugar de cada categoria receberá um kit “Biodiversidade” com dois livros, uma camiseta, três cadernos e um mouse pad. O terceiro lugar de cada categoria receberá um kit “Biodiversidade” com um livro, uma camiseta, um caderno e um mouse pad. Participe!
Informações:
Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz
Av. Brasil 4365
Manguinhos
CEP 21045-900 Rio de Janeiro RJ
Site: www.museudavida.fiocruz.br/concursobiodiversidade
E-mail: concursobiodiversidade@fiocruz.br
sábado, 21 de agosto de 2010
Pesquisar
quinta-feira, 1 de julho de 2010
NORDESTE
domingo, 27 de junho de 2010
terça-feira, 8 de junho de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Trabalhos do dia 26/05/10
os trabalhos feitos na sala de informática no dia 26/05/10, terão o valor de 2pontos.
O que foi pedido:
1-Pesquisar qual o melhor jogador do país que você fez a bandeira e lançar no blog, a língua, cultura, moeda, clima, relevo e prato típico do país que o jogador nasceu.
2-O fuso horário do país que você fez a bandeira, o fuso horário da África do Sul e o fuso horário do Brasil.
Bom Trabalho
Profª Lana
Geografia
Eslovênia
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Costa do Marfim
Na minha escola estou participanbdo da copa Änima que é a 7º série e em geografia estou pesquisando sobre a Costa do Marfim que e um pais africano e a bandeira tem cores fortes, pois os africanos são um povo alegre. O tamanho dele e 322.463 km² la hora local e +3H .O clima e subequatorial de floresta (S), tropical úmido subequatorial de floresta (S), tropical úmido (NO), tropical seco (NE - savana e floresta clara).As capitais são Abidjan (sede do governo), Yamoussoukro (administrativa).As cidades são Abidjan (2.877.948), Bouaké (461.618), Yamoussoukro (299.243), Daloa (173.107), Korhogo (142.093) (1998).a populaçõ e 16,9 milhoes(2004) .A nacionalidade e marfinense.A composição e bauleses 23%, betes 18%, senufus 15%, mandingas 11%, outros 33% (1996).Idiomas são francês (oficial), diula, baulê.A moeda e franco CFA; cotação para US$ 1: 545,10 (ago./2004).o pib e US$ 11,7 bilhões (2002).O gorveno e República presidencialista.E o presidente e Laurent Gbagbo (desde 2000).Um pouco da Costa do Marfim.
(Patrick)
sábado, 8 de maio de 2010
terça-feira, 4 de maio de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Vulcão ativo na Islândia pode causar erupção ainda maior
O vulcão que jorra lava no sul da Islândia mostrou sinais de aumento de atividade, levando cientistas a alertar sobre a possibilidade de uma erupção ainda mais poderosa em uma área geológica próxima.Cientistas dizem estarem preocupados que a atividade cause uma erupção no Monte Katla, um vulcão "extremamente poderoso" localizado debaixo de uma geleira próxima.
"O Eyjafjallajokull dificilmente faz um movimento sem o Monte Katla querer entrar em ação", disse Pall Einarsson, um geofísico na Universidade da Islândia. "É, portanto, de extrema importância observar os eventos com cuidado".
Uma erupção no Monte Katla poderia derreter grandes quantidades de gelo e causar enormes inundações, potencialmente afetando uma cidade próxima de 300 pessoas, afirmou Einarsson. Três erupções anteriores do Eyjafjallajokull causaram erupções no Monte Katla.
equipes de resgate retiraram 500 pessoas de uma área rural ao redor do vulcão e a polícia decretou estado de emergência no local. Voos internacionais foram desviados devido ao risco de interferência das nuvens de cinzas.
VULCÃO E OLHO
o as cinzas do vulcão atrapalham o trafico de aviões prejudicando a europa
as cinzas estao indo pra o oceano e com isto esta melhorando o trafico de aviões mas esta prejudicando as aves e os peixes.
com o derramamento de olho no mar os peixes sofrem com este olho derramado.
FIM
terça-feira, 30 de março de 2010
o brasil esta localizado em que placa tectonica?
Haiti
Depois do terremoto,o milagre na vida do Haiti
Eles realizaram 13 partos desde 17 de janeiro no hospital de Campanha da FAB (Força Aérea Brasileira), erguido no Campo Charlie, onde está instalada a base brasileira dos militares que servem na Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti).
aluno: Matheus Augusto
As estações do ano.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação que a terra tem.
- Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Quando uma região está localizada acima da linha do equador, a estação que está ocorrendo naquela região é ao contrario da região localizada abaixo da linha do equador.
As estações do ano ocorrem em 1 ano, e o movimento da Terra que nos trás as estações do ano é a TRANSLAÇÃO.
A ROTAÇÃO é o movimento da Terra ao redor do sol, que nos dá o dia e a noite.
Postado por: Luana Corrêa.
quinta-feira, 11 de março de 2010
O Haiti é o país mais sem estrutura da América, pobre e o menor.Sua população é contida por 8,121 milhões de habitantes (2005).
Depois desse grande terremoto,as possibilidades da população são bem menores do que a de antigamente,pois o terremoto além de destruir grandes estruturas detruiu também muitas vidas.
Autoras: Luana Corrêa e Bruna Borges
CRIANÇAS CHILENAS
domingo, 7 de março de 2010
Geo Economia - A terra tremeu e o país continua de pé
Chile - América do Sul
Como as qualidades econômicas do Chile e o baixo índice de corrupção farão com que os vizinhos se levantem mais rápido de um terremoto que poderia ter sido devastador
Guilherme Queiroz - ISTOÉ Dinheiro
Ao ser chacoalhado por um terremoto de 8,8 graus, o mais intenso dos últimos cinco anos no mundo, o Chile sofreu um abalo em sua estrutura física. A força do sismo, equivalente a 900 bombas que atingiram Hiroshima, destruiu rodovias, paralisou setores produtivos importantes e, dias depois do desastre, uma parte do país permanecia sem água, luz ou serviço de telefonia. Mas, mesmo abalado pelas cenas de ruína e com mais de 800 mortos, o país permanece de pé, sustentado pela solidez de sua economia, tida como a mais competitiva e a menos corrupta da América Latina. Na contramão do quadro de absoluta penúria vivido pelo Haiti, devastado em janeiro por um tremor mais fraco, autoridades do país andino estimam que a recuperação total do Chile vai demorar entre três e cinco anos e custar entre US$ 8 bilhões e US$ 30 bilhões. Mas há consenso de que o país será capaz de se reerguer de forma rápida. "Graças a Deus, o Chile é preparado", disse o presidente Lula ao desembarcar em Santiago, na segundafeira 1º, para prestar solidariedade. No dia seguinte, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, elogiou a capacidade de resposta do Chile.
Abalado por quatro grandes terremotos no século 20, o país desenvolveu o que é chamado de cultura sísmica. Depois do tremor de 1939, que deixou 30 mil mortos, o Chile adotou um código de edificações rígido, que impõe padrões antiterremotos e vem sendo seguido à risca no país menos corrupto da América Latina, segundo a Transparência Internacional. "Se os edifícios tivessem ruído, a contagem de mortos seria de dezenas de milhares. Houve mais vítimas pelo tsunami do que pelo terremoto", disse à DINHEIRO o embaixador do Chile no Brasil, Álvaro Díaz Pérez. E foi aí, no alerta do tsunami, que o governo falhou, ao não repassar à população informações de que as ondas gigantes poderiam atingir a costa.
Nos últimos 20 anos, o Chile foi o país da América do Sul que mais cresceu. Desde a redemocratização, em 1990, adotou uma ampla agenda de reformas institucionais, com o objetivo de tornar a máquina estatal mais leve e o setor produtivo, mais competitivo. Passadas duas décadas, o país tem a maior renda per capita da América Latina e o ambiente mais propício para os negócios, com carga tributária de 21% do PIB. A receita do cobre, principal produto de exportação, deu ao país um colchão de US$ 11,3 bilhões no Fundo de Estabilização Econômica e Social, para fazer frente a emergências, como o terremoto da semana passada, e reservas internacionais de US$ 25,8 bilhões. Números elevados para um país com um PIB de US$ 170 bilhões. A previsão do governo para este ano era de um crescimento de 4,9%, mas o terremoto, apesar do enorme sofrimento humano, deve acrescentar mais 1,5 ponto percentual neste resultado, com os investimentos na reconstrução da infraestrutura. "Haverá muita mão de obra empregada", analisa Pérez. Empresários da construção preveem contratar 600 mil chilenos nos próximos meses.
O que ainda falta é o consenso sobre como financiar um plano de reconstrução. Segundo economistas, a tarefa será facilitada pela situação fiscal do país, com uma dívida pública equivalente a apenas 9% do PIB, alcançada depois de sucessivos superávits orçamentários. Outra vantagem é o reduzido risco país, que barateia o crédito internacional, opção já dada como certa. "O Chile tem recursos para uma quantidade de ações, mas vamos ter que pedir crédito ao Banco Mundial e a outras instituições", admitiu a presidente Michelle Bachelet, que entregará o cargo para Sebastián Piñera, na próxima quintafeira. "Nosso futuro governo não será o do terremoto, mas o da reconstrução", destaca o sucessor de Bachelet.
segunda-feira, 1 de março de 2010
JC e-mail 3958, de 01 de Março de 2010.
23. Chile: Terremoto equivale à explosão de três mil bombas
Tremor foi causado pelo choque entre duas placas tectônicas, a de Nazca, que fica no fundo do Oceano Pacífico, e a placa continental da América do Sul
A energia liberada pelo tremor de sábado (27/2) no Chile equivale à explosão de cerca de 3 mil bombas de Hiroshima, estima o professor de Geofísica da Universidade de Brasília (UNB) João Willy Corrêa Rosa. "É o sexto maior terremoto já registrado no mundo", afirmou.
O tremor foi causado pelo choque entre duas placas tectônicas, a de Nazca, que fica no fundo do Oceano Pacífico, e a placa continental da América do Sul. "Esse encontro de placas é o responsável pelos frequentes tremores na região, assim como por vulcões e pela formação da Cordilheira dos Andes."
A crosta terrestre é constituída por 14 grandes placas tectônicas, que estão em constante movimento. "Um terremoto é quando há um acúmulo de energia na borda das placas e, de repente, essa energia é liberada", explica Célia Fernandes, do departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo (USP). "A onda sísmica então se propaga pelo interior terra, da mesma forma que as ondas sonoras."
O Chile se localiza no chamado Círculo do Fogo do Pacífico, região no entorno da placa de Nazca, que concentra 90% da sismicidade e vulcanismo do planeta. "São locais que estão sempre sujeitos a terremotos e vulcões", explica João Rosa.
Apesar de ser um local com grande incidência de tremores, os serviços sismológicos não previram o fenômeno. "O risco maior era previsto para áreas mais ao sul e mais ao norte", informou o professor. Segundo Célia, um dos objetivos dos estudos de sismologia hoje é tentar prever terremotos. "Infelizmente, isso ainda não é possível", disse.
Tsunami
Como o tremor foi na costa, ele também provocou uma onda, com potencial para atingir diversas ilhas no Pacífico, como o Estado americano do Havai. "O alerta de tsunami é feito sempre que há sismos no mar", disse Umberto Travaglia, técnico do Observatório Sismológico da UnB. "Serve como aviso, para que as pessoas saiam das partes mais vulneráveis." A onda é acompanhada por sensores no oceano. Com isso, é possível calcular o horário em que se aproximará do litoral.
Por tabela, a terra também tremeu em outros países, como no Brasil. Nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Brasília e São Paulo, quem estava em prédios altos pode sentir o abalo sísmico, mas numa intensidade fraca.
Quanto maior a distância do epicentro, menor a intensidade do tremor. "Chile e Brasil possuem tipos diferentes de solo. O primeiro é mais denso", diz Travaglia. "Mesmo distante, o solo nacional acaba sendo um campo em que as ondas sísmicas se propagam com mais facilidade."
(O Estado de SP, 28/2)